segunda-feira, 22 de julho de 2013

“Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”
A emocionante descoberta dos ossos de São Pedro no Vaticano – 1

Cristo entrega as chaves a São Pedro e o institui fundamento único da Igreja
Cristo entrega as chaves a São Pedro
e o institui fundamento único da Igreja
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs




“Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt XVI,18).

As divinas palavras de Jesus concedendo o primado a São Pedro convidam os católicos de todos os tempos a se interessar, cheios de veneração, por tudo o que se refira ao primeiro Papa.

E, pelo contrário, os anticatólicos tendem a atacar o quanto podem o primado do Príncipe dos Apóstolos.

Os protestantes chegaram a impugnar gratuitamente até a autenticidade daquelas palavras de Nosso Senhor a São Pedro.

Negaram mesmo, junto com racionalistas e comunistas, que ele tenha estado em Roma e, portanto, que tenha exercido lá o papado.

Mas através dos séculos foram surgindo documentos provenientes dos mais diversos pontos da cristandade primitiva, confirmando a tradição católica.

As provas foram tão acachapantes, que os anticatólicos praticamente ficaram reduzidos ao silêncio quanto a esses pontos.

Um dos principais historiadores protestantes, A. Harvach, reconheceu que já não merece o nome de historiador quem puser em dúvida que São Pedro tenha exercido seu ministério em Roma.

Persistia, porém, entre muitos historiadores uma questão:

O túmulo do Vigário de Cristo realmente está sob o magnífico altar-mor da Basílica de São Pedro?

Sobre este assunto há um silêncio quase total nos documentos dos primeiros séculos da História da Igreja.

A tradição católica é bem precisa: São Pedro, já idoso, foi crucificado de cabeça para baixo na colina Vaticana, no ano de 68 (segundo alguns, 64), após ter exercido o papado em Roma por 25 anos.

Seu corpo foi sepultado perto do local do martírio, num cemitério pagão existente na colina Vaticana, em frente ao circo de Nero.

Imagem de bronze de São Pedro, paramentada no dia de sua festa.  No fundo: altar com relíquias do trono do Príncipe dos Apóstolos
Imagem de bronze de São Pedro, paramentada no dia de sua festa.
No fundo: altar com relíquias do trono do Príncipe dos Apóstolos
A tradição aponta ainda o lugar exato da sepultura – a chamada “confissão de São Pedro” –, veneradíssimo desde tempos imemoriais. Tendo em vista a antiguidade e a universalidade dessa tradição, a Igreja a aceitou.

Nos 250 anos que vão desde a morte de São Pedro até a liberdade da Igreja concedida por Constantino mediante o Edito de Milão (ano 313), apenas dois documentos referem-se ao túmulo do Apóstolo.

Um diz que o Papa Santo Anacleto ergueu no local um monumento fúnebre, aproximadamente vinte anos após a morte do Chefe da Igreja.

Outro, mais seguro, é uma carta do sacerdote Gaius de Roma, no ano 200, afirmando que no local havia um τρόπαιον – monumento fúnebre (a palavra portuguesa “troféu” não corresponde exatamente ao sentido da palavra grega τρόπαιον).

Assim que foi concedida liberdade aos cristãos, multidões de fiéis começaram a afluir de todas as partes para venerar as relíquias do Príncipe dos Apóstolos.

Por volta do ano 330, o Imperador Constantino e o Papa São Silvestre ergueram naquele local magnífica e enorme Basílica.

O próprio Imperador trabalhou na obra, carregando doze cestos de terra em homenagem aos Apóstolos.

O local era sumamente inconveniente para a construção, pois o subsolo era mole e cheio de água, e o terreno em declive necessitava aterros colossais.

Além disso, pelas leis romanas, o cemitério era inviolável, não se podendo retirar os ossos de nenhuma sepultura.

Somente a persuasão de estar o lugar ligado a um ponto fixo intransferível – o túmulo de São Pedro, que devia tornar-se o centro da grande Basílica – pôde ter levado Constantino a enfrentar tantas dificuldades técnicas, jurídicas e psicológicas que se opunham à construção em local tão impróprio.

Mais tarde, na Renascença, a atual e ainda maior Basílica de São Pedro foi construída no mesmo sítio, mas sem interferência nas construções anteriores, erguendo-se num plano mais elevado.

Ossos de São Pedro numa urna no Altar da Confissão no Vaticano
Ossos de São Pedro numa urna no Altar da Confissão no Vaticano
Assim, sobre o túmulo primitivo ergueram-se as construções constantinianas, e acima delas as da Renascença. Em diversas épocas houve reformas em torno do túmulo, mas – fato notável – não consta que ele tenha sido aberto em 1600 anos de história.

Um interessante livro, The Bones of St. Peter (“Os ossos de São Pedro”), de John E. Walsh (Doubleday, N.Y., 1982) narra, pela primeira vez, as pesquisas científicas realizadas no túmulo nos últimos anos. Os dados que se seguem foram extraídos dessa obra.

As escavações

Em 1939 foi decidido rebaixar o subsolo dos corredores em torno do túmulo, para aumentar o pé direito deles. Aí está sepultada a maioria dos Papas. Uma equipe de competentes arqueólogos orientava os trabalhos.

Entre eles estava o prof. Enrico Josi, considerado o maior especialista em antiguidades cristãs. Dirigia a equipe o administrador da Basílica de São Pedro, Mons. L. Kaas. O [Venerável] Papa Pio XII não os autorizou a tocar nas construções do túmulo petrino.

Logo no início dos trabalhos, foram encontrados vários mausoléus adjacentes. Alguns estão entre os melhores exemplares já descobertos do período áureo romano.

Um ponto da tradição foi portanto confirmado: o cemitério pagão, no qual São Pedro fora sepultado. Numa lápide veio outra confirmação: uma inscrição referia que ao lado estava o circo de Nero.

Verificou-se que o cemitério era anterior à morte de São Pedro. Mas os ricos mausoléus eram pouco posteriores a ela. Tudo havia sido soterrado intacto pelos operários constantinianos, para não violar os túmulos.

Com todos esses indícios favoráveis, Pio XII autorizou então que se abrisse o túmulo e se fizesse um estudo completo de tudo.

Decidiu-se tentar penetrar pela parede de uma pequena capela do século XVI que está embaixo do altar-mor atual. Foi desmontado cuidadosamente um afamado mosaico que há nessa parede, e descobriu-se que ela era da época de São Gregório Magno (590-604).

Urna com os ossos de São Pedro no Altar da Confissão no Vaticano
Urna com os ossos de São Pedro no Altar da Confissão no Vaticano
Nela abriu-se um buraco, tirando tijolo por tijolo. Havia atrás uma grossa placa de magnífico mármore decorado com um precioso pórfiro escuro.

Alargando o buraco, verificou-se que era um altar montado pelo Papa Calixto, no século XII.

Retiradas algumas peças de mármore, chegou-se à outra parede, certamente da Basílica de Constantino, do ano 330.

Atrás havia ainda outra parede bem mais antiga, grossa, de tijolos e pintada de vermelho vivo. Seria parte do túmulo original?

Para não danificá-la, decidiram tentar em outro local bem mais à direita. Após passar pelas mesmas paredes, chegaram a outro altar precioso – este havia sido o altar-mor erigido por São Gregório Magno na Basílica velha de São Pedro, no século VI.

A parede vermelha, nessa local, estava recoberta de excelentes mármores, sinal de importância. Tentou-se, então, do lado oposto. Mas ao invés de chegar à parede vermelha, encontraram uma azul.

E tiveram a surpresa de verificar que era uma grossa parede de pequena extensão, colada à vermelha, em ângulo reto com ela. Ambas são da época romana, mas a vermelha, mais antiga, era maior e descia fundo.

Atrás dela depararam com paredes mais recentes. Assim, era evidente que o túmulo estava bem mais fundo, e que acima do solo da época romana só havia essa grande parede, ornada de nichos em estilo clássico, sem nenhuma decoração cristã.

Estava confirmado o τρόπαιον referido por Gaius, no ano 200. As duras perseguições religiosas durante o Império certamente forçaram esse disfarce e a ausência de símbolos cristãos.

continua no próximo post

(Autor: Juan Miguel Montes, “Catolicismo”)

O túmulo de São Pedro no subsolo da Basílica vaticana (em inglês, legendado em português)


O subsolo da Basílica de São Pedro. Um dos maiores tesouros da fé cristã, as relíquias do primeiro Papa, São Pedro. Trecho do documentário THE HIDDEN WORLD, da BBC. postado por Leandro Caprioti Manso no Facebook.




25 comentários:

  1. Sabe o que eu não entendo? Este é um blog católico, fala sobre assuntos ligados à Igreja Católica. Porque há tantos protestantes lendo, buscando informações e criticando. Não conheço um só blog protestante que mereça minha atenção, justamente por não ser seguidor deste ramo do cristianismo.
    Fiquei muito contente com o artigo, e cada vez mais admiro e procuro seguir à doutrina e à própria Santa Igreja de Cristo e de todos os cristãos, por isso, Católica (universal).
    Deus os abençoe.

    Eucimar Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que for cristão católico prepare-se para a perseguição está vindo à tona várias organizações objetivando destruir a igreja de Cresto. "as portas do inferno não prevalecerão"

      Excluir
    2. Simples Eucimar! Embora não goste de designá-los por "eles", não há outro modo. Faço antecipadamente duas RESSALVAS: 1. os verdadeiros evangélicos somos nós, os cristãos católicos! 2. Conheço verdadeiros "irmãos separados" que têm uma postura, uma sabedoria e um respeito (mútuo) acima desses proselitismos sem fundamento, ao ponto de até ser possível verificar juntos alguns dos ensinamentos mais profundos do único Mestre Jesus. Eles têm o maior interesse em criar polêmicas para terem oportunidade de fazerem seus proselitismo e estenderem sua vã sabedoria sobre a Bíblia que - para eles - nós, católicos não conhecemos. Ficam parece bola de ping-pong. Quando se sentem fracos em determinada argumentação, buscam logo outro assunto "polêmico" - segundo seus "pontos de vista".

      Excluir
    3. Olá, sou evangélico e gostaria de parabenizar o blog, bem como a maneira como foi descrito. De fato, emocionante!
      Acho que alguns não entenderam a importância das provas científicas a respeito do túmulo de Pedro para TODOS os cristãos do mundo.
      prefiro sempre enfatizar as semelhanças entre nossa fé, e não as diferenças (que são normais em qualquer grupo social). Talvez isso explique atrocidades em nome da fé como a dos extremistas do Estado Islâmico, dentre outros grupos radicais...
      O mundo precisa de amor, compreensão, con-vivio (separado mesmo)...
      Aos católicos, ortodoxos, evangélicos e a todos que com ATITUDES fazem o que Jesus espera e nos incumbiu, o meu respeito.
      Ricardo Nepomuceno

      Excluir
    4. parabéns Ricardo Nepomuceno boa postura ...

      Excluir
    5. E verdade Ricardo, todos somos cristão e alguns se esquecem que o maior mandamento da lei de Deus é:Ama ao teu próximo como a ti mesmo, e a Deus sobre todas as coisas!

      Excluir
  2. Por que um não pode simplesmente respeitar a crença do outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando todas as igrejas desvinculadas da Igreja Católica Apostólica Romana se conscientizarem, daí em diante seremos um só rebanho com um só pastor, o nosso querido Papa.

      Excluir
  3. Queridos e amados irmãos protestantes. O nome já diz tudo, vocês estão no seu papel, protestar.
    O mais interessante disto é que ninguém nunca quis retirar este termo do protestantismo. Porém, quando analisamos na essência, quem é o maior protestante da Igreja fundada por Jesus Cristo, o adversário por excelência? É o inimigo de Deus, o demônio, ele sim protesta contra toda a criação. Temos aí então um sinal de alerta se eu me autodenomino protestante...

    PRIMEIRO - SINAL DE ALERTA: Quem odeia a Jesus Eucarístico? Quem odeia a Maria (Ap 12)? Quem odeia os santos, porque não quer que ninguém se salve? Eu digo a vocês. O demônio, o diabo, que em grego se escreve "DIABOLOS" e que significa: "Aquele que divide". Ele, o pai da mentira e da divisão. Agora eu pergunto. Porque os pastores não gostam da Eucaristia e falam contra Ela? Porque os pastores odeiam a Maria e falam contra Ela? Porque os pastores negam os santos, aqueles que seguiram o ensinamento de Cristo até a morte, e falam contra eles? Porque os pastores amam os bens deste mundo, roupas de grife, carros caros (ao contrário de que Cristo ordenou: “Ide as ovelhas... Não leveis nem ouro, nem prata, nem dinheiro em vossos cintos, nem mochila para a viagem, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão.” São Mateus 10,9-10)? Porque os pastores se dividem constantemente entre si, PROTESTANDO CONTRA ELES PRÓPRIOS e fundam suas próprias denominações? Por quê? Quem os está guiando? Será isso tudo coincidência?

    SEGUNDO – PRIMADO DE PEDRO: Acredito que não tenha ficado claro. Não foi São Pedro, discípulo e apóstolo, que fundou a Igreja Católica, há um erro em vossas colocações. Talvez vocês tenham sido mal influenciados pelo vosso pastor. Leia com atenção a Escritura Sagrada, foi Jesus quem fundou a Igreja Católica. Palavras do próprio Cristo: "Pois também EU te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a MINHA IGREJA, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E EU te darei AS CHAVES DO REINO DOS CÉUS; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus." Mateus 16:18-19
    Sei que isso está na sua bíblia também, você já havia lido? Jesus disse "A MINHA IGREJA", não: "mais uma das igrejas"; ou "a minha primeira igreja", ou ainda "a igreja que precederá as outras que hão de vir", não. Ele disse "A MINHA IGREJA" e ainda deu a Pedro as “chaves dos céus”. Isto sim é Autoridade Divina, dada por Deus a um homem para fundar uma IGREJA e que foi dado ao seu primeiro pastor, SÃO PEDRO e a mais ninguém. Isto ESTÁ ESCRITO NA BÍBLIA, onde nem São Paulo, que é apóstolo de Jesus, recebeu. Por isso Pedro foi o primeiro Papa da Igreja e ele, só ele, tem a autoridade ordenar os ministros, sacerdotes, bispos da Igreja de Cristo, porque ele tem o poder das CHAVES, pois, tudo aquilo que o representante OFICIAL de Cristo ligar na Terra será ligado nos céus.
    Isto foi comprovado também pela imprensa secular, após a morte do Papa João Paulo II, quando colocaram nos jornais da época, a linhagem de todos os Papas da história desde Pedro. Por isso vocês tem que ter mais respeito pela Igreja Católica. O que vocês estão fazendo é indo contra a Palavra de Deus e cometendo o pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo que foi quem inspirou as Escrituras, no qual Jesus disse que não havia perdão.
    “... mas a blasfêmia contra o Espírito não lhes será perdoada. Se, porém, falar contra o Espírito Santo, não alcançará perdão nem neste século nem no século vindouro.” São Mateus 12,31-32
    “Raça de víboras, maus como sois, como podeis dizer coisas boas? Porque a boca fala do que lhe transborda do coração. Eu vos digo: no dia do juízo os homens prestarão contas de toda palavra vã que tiverem proferido.” São Mateus 12, 34 e 36
    Já a comprovação e a confirmação Divina, Histórica e Arqueológica de tudo que escrevi, vocês podem comprovar no elucidativo artigo que foi apresentado acima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isto mesmo Missão amados da Mãe, tudo o que dissestes, palavra por palavra, retirados da Bíblia tal como é, e o mais interessante do jeito que muito protestante adora fazer, fundamentar-se somente na bíblia, contudo nós católicos temos algo que jamais alguma nova religião cristã tem, TRADIÇÃO, são 2000 anos de tradição, são inúmeros mártires, inúmeros santos, inúmeros pensadores, uma vasta e gigantesca bagagem de conhecimento, inúmeros doutores, e o que estas novas religiões principalmentes as novas pentencostais possuem, que tradição, passada de quem para quem, onde na bíblia estabelece seus fundadores, que mártires elas possuem, que santos, quanto conhecimento e ciência elas possuem. Bom, uma coisa é certa, quem católico é, não muda de religião, agora existem uma migração de uma religião para outra destas novas pentencostais que não se tem a conta, porém nós não devemos julgá-los como pecadores contra o Espírito Santo, porque pecar contra o Espírito Santo, é pecar conscientemente, sabendo exatamente como e aonde está pecando, conhecendo a Religião Católica a fundo, só assim pecamos contra o Espírito Santo de Deus. E sabemos nós que o sacramento que mais salva pessoas é o oitavo, o sacramento da Santa Ignorância, então calma.

      Excluir
  4. JOAO CARLOS MACHADO NEVES18 de dezembro de 2013 às 03:27

    Temos a fonte bíblica, que durante 1700 ficou nas abadias católicas. Lembre-se que não existia o protestantismo e a Igreja era unica. até 1560, quando Lutero, um monge católico PROTESTOU contra o que a Igreja fazia. Lutero se interpôs contra a interpretação Biblica, que cada um poderia tirar dela a sua verdade, que a verdade era interpretação pessoal, e que a oração era mais importante que a caridade. Estudos arqueológicos atuais confirmam a morte de Simão , apelidado por Cristo de "Pedro, Petras" , e segundo palavras de Cristo, delegou a PEDRO a missão , sabendo que iria morrer, de Fundar a sua Igreja. Isto é claro. Depois , Cristo diz a Pedro. " Vais , e apascentas as minhas ovelhas " . Missão importante que delegou a PEDRO. Porque nao delegou a mais ninguem,? porque não cita ou fala com mais algum apóstolo??. Por que Pedro era o principal. Cristo sempre se dirigia a ele. É disparado o APOSTOLO mais citado. Foi-lhe delegado algo, que devia ser de suma importãncia. Depois de morto, CRISTO APARECE A PEDRO, que não encontrando peixes, dizendo a ele para que lado deveria atirar as redes para pescar mais. Enfim . Quem quer acreditar que acredite, quem não quiser , não o faça. Só peço respeito tanto a Igreja Católica , como as protestantes, pois , independente de crença, somos todos irmãos e o respeito mútuo contribui para um MUNDO MELHOR .

    ResponderExcluir
  5. JOAO CARLOS MACHADO NEVES18 de dezembro de 2013 às 03:28

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Natal

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS POR DEFENDER A IGREJA DE CRISTO. A IGREJA CRISTÃ DESDE ANTIOQUIA, FOI LÁ QUE ELA RECEBEU ESTE NOME.
    CATÓLICA, PORQUE LEVA A BOA NOVA DE CRISTO AOS CONFINS DA TERRA (Universal)
    APOSTÓLICA, PORQUE SEGUE NA ÍNTEGRA A DOUTRINA DOS APÓSTOLOS ENSINADA E AUTORIZADA PELO PRÓPRIO JESUS
    ROMANA, POIS DEVE OBEDIÊNCIA AO BISPO DE ROMA: PRIMEIRO PEDRO E ATUALMENTE FRANCISCO

    ESTA IGREJA FOI FUNDADA POR JESUS CRISTO NOS ANOS 30 DC E AS OUTRAS SO DEPOIS DE XV SÉCULOS FORAM DESPEDAÇADAS TEM PEDAÇOS SENDO INVENTADAS HOJE, AMANHÃ E DEPOIS, CADA UM INVENTA A SUA

    ResponderExcluir
  7. A IGREJA CATÓLICA É A IGREJA FUNDADA POR JESUS CRISTO, ELA ´APOSTÓLICA, SEGUE A DOUTRINA DOA APÓSTOLOS DESDE O INICIO. SÓ DEPOIS DE XV SÉCULOS VIERAM AS PROTESTANTES E AINDA HOJE TEM PASTOR INVENTANDO A SUA.

    SE NAO FOSSE CATÓLICO NAO SEGUIRIA NADA, SÓ CREIO NA IGREJA DE JESUS CRISTO A CATÓLICA.

    ResponderExcluir
  8. Enquanto os Protestantes discutem que é a melhor e criticam as crenças das demais, Nós Católicos estamos focando somente em Deus nosso Único Senhor.

    ResponderExcluir
  9. SEM A SAGRADA TRADIÇÃO (NÃO O TRADICIONALISMO FARIZEU!!! OK) DOS HOMENS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! VINDA DOS SANTOS PROFETAS, APÓSTOLOS E SUCESSORES DOS APÓSTOLOS (OS PRIMEIROS BISPOS E PADRES CATÓLICOS!!!) NÃO EXISTIRIA A BÍBLIA SAGRADA, O CANON E A SUA VERDADEIRA E GENUÍNA INTERPRETAÇÃO!!!! É DEUS PERFEITO EM LINGUAGEM (CULTURA) HUMANA IMPERFEITA!!!: A DIVINA REVELAÇÃO!!!!! POR MEIO DA IGREJA ÚNICA DE DEUS: IGREJA CATÓLICA!!!! O RESTO, É HERESIA! É MENTIRA! É INVENÇÃO, É SIMULAÇÃO DE PSEUDO CRISTIANISMO....

    ResponderExcluir
  10. LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR DE JESUS CRISTO. EXCELENTE ARTIGO, AS SOMBRAS ESTÃO DESESPERADO PERANTE A LUZ DA LUZ QUE É CRISTO E SUA IGREJA UNA SANTA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.

    ResponderExcluir
  11. Olá, acho esse site interessante e gosto de expor minha opinião quando acredito ser importante como amplitude de visão de mundo e diálogo, não estou aqui para ofender ninguém e acredito o quão é importante "ouvir" a opinião do outro...
    Fui educada em uma família católica, fui batizada, fiz crisma... Minha mãe era católica praticante até o ultimo dia de sua vida.
    Eu me considero católica mas não seguidora inconteste de nada nessa vida, religião, política... Tudo na vida tem dois lados.
    Vou a missa aos domingos, comungo, oro a Deus, peço a Jesus e o espirito santo todos as noites e todos os dias que me faça um ser humano melhor e que eu sempre, sempre e em qualquer momento da minha existência me coloque no lugar do outro. Dessa forma sigo os dois principais mandamentos de Deus: ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Fazendo isso, não preciso dos outros oito mandamentos.
    Sou pós graduada em humanas. Sou Psicóloga, na faculdade nos ensinam que Darwin está certo, evoluímos biologicamente, não tem nada de Adão e Eva. Concordo, não tem nada de Adão e Eva, viemos sim das árvores. Não faz sentido 90% do que está escrito na bíblia. Nossa mas você não disse que era católica???? Sou, meu coração é, minha alma pertence a Jesus, sigo os dois pontos básicos que ele ensinou e não preciso de um livro escrito pelo Homem para justificar minha fé. Mas você não disse que vai à missa? É claro que vou, gosto de comungar com os demais, a energia de uma oração feita por um não se compara a energia de uma oração feita por dezenas. Os 10% do que tem na bíblia e que eu acredito são por exemplo: onde estiver dois ou mais falando o meu nome estarei presente. Amor é o sentido de tudo e ponto. Não adianta você ir à missa, ler a bíblia e não praticar o amor. Vai na missa e na volta mata o gato do vizinho. Vai na missa mas no meio do caminho xinga meio mundo no trânsito. Vai a missa e lê a bíblia mas não tem disposição para ajudar o próximo, fazer uma caridade, para de julgar os outros. Não, não sou assim, acredito em Deus, acredito na volta de Jesus, acredito no amor e isso basta.
    Não adianta ficar aqui dizendo que a igreja católica não tem falhas, tem sim muitas, foi e é comandada pelo homem e por isso é falha. O celibato foi instituído por conta de herança, padre não pode ter filhos e esposa para não ter de sustenta-los, para não deixar herança para eles, ou seja para não "repartir" o lucro da igreja. Mudar isso hoje em dia seria muito difícil existe uma tradição muito forte por trás disso. A igreja católica apoiou a escravidão e muitos outros "erros" imensos da humanidade. É uma instituição antiga e por isso muito cheia de um passado negro.
    A igreja evangélica também é cheia de erros e corrupção. Imagine Jesus dizendo que para ir "pregar" na cidade tal cobra o cachê mínimo de 250 mil reais para falar a palavra de Deus, como uma certa cantora evangélica faz hoje em dia!!!!!!! É muito nome de Deus em vão em! Esse povo que enriquece as custas da fé alheia me deixa horrorizada.
    Bom é isso, desculpem se "incomodei" mas essa é minha fé.

    ResponderExcluir
  12. A Bíblia foi escrita por católicos,para católicos e guardada durante séculos pela Santa Igreja católica.Os capítulos e versículos foram introduzidos pelos católicos para facilitar a leitura. E somente aos católicos foi dado a inspiração para compreender profundamente suas mensagens.A Santa Igreja católica foi a única fundada pelo Senhor Jesus Cristo. Matheus 16:18-19

    ResponderExcluir
  13. Sou católico praticante e acredito veemente na igreja que fui batizado, participo de grupos de estudo bíblico a mais de 8 anos, e digo com sinceridade que a Bíblia não é um livro para ser lido, mas para ser estudado e meditado, pois sua interpretação é de difícil compreensão uma vez que são poucas as pessoas que de fato conhecem as sagradas escrituras e que tem a disponibilidade de repassar o que sabem. E digo com total segurança, infelizmente nossos irmãos protestantes estão bem distantes de conhecerem as sagradas e escrituras e sua real interpretação. Pois se conhecessem de fato se converteriam a verdadeira igreja do Deus vivo. Um conselho pra quem é protestante e tá lendo meu comentário,ao invés de ficar nos criticando e postando comentários sem fundamentos, comesse a estudar a Patrística da igreja e verás um universo de verdades e conhecimentos que te deixará atônito sobre a história do cristianismo, aí sim saberá e entenderá toda verdade sobre o que é uma igreja de verdade, e é bem provável que vc volte ao seio da igreja católica como muitos já fizeram...

    ResponderExcluir
  14. Não sou católico, nem protestante, costumo dizer que minha religião é DEUS. Tenho minha mente aberta no sentido religioso e acredito que todos são iguais perante Deus. Tive o prazer de visitar o as escavações do Túmulo de São Pedro numa visita guiada em 2013, conheci o Vaticano e boa parte de Roma. Mesmo vendo tanta devoção e comoção, não me converti ao catolicismo, ainda tenho uma enorme dificuldade de conviver com pessoas que desprezam as outras quando o assunto é religião. Não me entendam mal, não é um defeito do católico especificamente e sim de muitos nas mais diversas religiões. Seja qual for a escolha, precisamos respeitá-la e entendê-la. As religiões não podem deixar que os humanos se separem, elas precisam se unir pra unir também os seus seguidores.

    ResponderExcluir
  15. A cada dia tenho certeza de que o catolicismo é o caminho que nos leva o CÉU, louvado seja nosso senhor Jesus Cristo!!!

    ResponderExcluir
  16. Havendo muitas religiões, melhor dito, heresias, não houve da parte dos seus criadores dessas mesmas religiões, que tenham falecido e que tenham ressuscitado, tal e qual Jesus afirmou, frequentemente, e, os seus progenitores. Portanto só UM é que RESSUSCITOU e continua VIVO, O VERDADEIRO.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.