segunda-feira, 28 de junho de 2021

A luta de Davi contra Golias:
indícios arqueológicos e testes científicos

Davi combate contra Golias, Bibliotèque Nationale de France, breviário de Martim de Aragão
Davi combate contra Golias, Breviário de Martim de Aragão,
Bibliotèque Nationale de France.
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs





Arqueólogos de Jerusalém descobriram no ano 2007 vestígios que confirmam, de modo colateral mas precioso, o relato bíblico da luta e vitória do Rei-profeta Davi contra o gigante filisteu Golias.

O local situa-se em Tel es-Safi, no sul de Israel, onde antigamente esteve Gate [= Get ou Gath], a cidade filistéia de onde provinha Golias.

O Dr. Aren Maeir, diretor das escavações, confirmou ao jornal Jerusalem Post que os achados provam que o combate de Davi contra Golias não é lenda, e que existiam representações artísticas dele feitas aproximadamente 50 anos após o fato bíblico.

O mesmo Aren após presidir as escavações nas ruínas de Gath durante 23 anos, afirmou que os arqueólogos tomaram uma surpresa, segundo informou o jornal israelense "The Jerusalem Post".

Ela resultou das dimensões extraordinariamente grandes das casas e prédios. Sabia-se que os muros e defesas assim o eram, mas se explicava por razões militares. Cfr. Desenterrado o pórtico de acesso à cidade de Golias

Porém, as proporções das residências faz pensar em habitantes fisicamente muito grandes confortando a narração bíblica de Golias e sugere que não foi gigante apenas pela lenda mas de modo corpóreo.

Desta maneira, o texto bíblico da luta entre Davi e Golias que enfrentou diversas oposições sobre sua objetividade histórica, vai ficando cada vez mais incontrovertível.

Mas se avançavam outras objeções: poderia um menino ou adolescente pastor, com uma simples funda, derrubar um gigante armado?

Golias estava recoberto com uma armadura de bronze que pesava aproximadamente 56 quilos.

As armas da época incluíam o elmo, geralmente metálico, com reforços internos em sola, e pedrarias ornamentais externas do lado de fora no caso dos mais famosos, como o herói filisteu Golias.

O elmo forçosamente não protegia certas partes da testa, por exemplo os olhos e em volta deles.

Poderia uma pedra, ainda que jogada com acerto extremo, ter força para ferir de morte um adulto gigante?

Combate entre Davi e Golias, Biblioteque Nationale de France, Petites Heures de Jean de Berry
Combate entre Davi e Golias. Petites Heures de Jean de Berry, Bibliotèque Nationale de France
Como pode ter sido a funda usada por Davi? Que projétil usou o jovem pastor?

Testes modernos com reprodução de fundas de época provam que o relato da Bíblia é verossímil e que a realidade bem confirma o que está escrito pelo autor sagrado.

Luis Pons Livermore, das Baleares, Espanha, o maior “fundeiro” (atirador esportivo de funda) do momento, foi a Israel para colaborar em testes sobre a efetividade de uma funda como a usada por Davi.

Cientistas acompanharam o teste, formulando as exigências necessárias para ser crível.

Veja vídeo

O traumatologista Dr. Mike Edwards,  calculou que a força de uma pedrada capaz de matar alguém deve atingir o crânio com uma potência algo acima de 3.000 newtons numa área de 30 milímetros quadrados.

3.000 newtons equivalem à força necessária para partir ao meio um bloco de concreto.

O teste se revelou positivo: o “fundeiro” balear fez uma pedra atingir o equipamento de medição com uma potência de 3.620 newtons, o bastante para liquidar Golias.

Assim descreve o primeiro livro de Samuel, capítulo XVII o combate de Davi com Golias:

1. Mobilizaram os filisteus as suas tropas para a guerra e concentraram-se em Soco, em Judá. Acamparam entre Soco e Azeca, em Efes-Domim.

2. Saul e os israelitas mobilizaram-se de seu lado e acamparam no vale do Terebinto, pondo-se em linha de combate contra os filisteus.

3. Estes estavam num lado da montanha e Israel na colina defronte; o vale os separava.

4. Saiu do acampamento dos filisteus um campeão chamado Golias, de Get, cujo talhe era de seis côvados e um palmo. (Nota: côvado hebreu = aproximadamente 428.1 mm; palmo = aprox.. 220 mm. Portanto, 2,788 metros aprox.)

5. Trazia na cabeça um capacete de bronze e no corpo uma couraça de escamas, cujo peso era de cinco mil siclos de bronze. (Nota: siclo = aprox. 11,4 gramas, portanto 57 quilos aprox.)

Davi contra Golias, De Ricci MS 050, f 71
Davi contra Golias. De Ricci MS 050, f 71
6. Tinha perneiras de bronze e um dardo de bronze entre os ombros.

7. O cabo de sua lança era como o cilindro de um tear, e sua ponta pesava seiscentos siclos de ferro. Um escudeiro o precedia.

8. Apresentou-se ele diante das tropas israelitas e gritou-lhes: Por que viestes dispostos a uma batalha? Não sou eu filisteu, e vós os escravos de Saul? Escolhei entre vós um homem que desça contra mim.

9. Se ele me vencer, batendo-se comigo, e matar-me, seremos vossos escravos; mas, se eu o vencer e o matar, então sois vós que sereis nossos escravos e nos servireis!

10. E ajuntou: Lanço hoje este desafio ao exército de Israel: dai-me um homem para lutarmos juntos!

11. Saul e todo o Israel ouviram essas palavras do filisteu, e ficaram consternados, cheios de medo. (...)

16. O filisteu aproximava-se pela manhã e pela tarde, e isso por quarenta dias seguidos. (...)

20. (...) Davi, confiando o rebanho a um pastor, tomou sua bagagem e partiu, como lhe ordenara Isaí. Chegou ao acampamento no momento em que saía o exército para a batalha, levantando o grito de guerra.

21. Israel e os filisteus puseram-se em linha de combate, tropa contra tropa. (...)

23. Golias, de Get, avançou para fora das fileiras do seu exército, proferindo o mesmo desafio (como nos dias precedentes), que Davi escutou.

24. Todo o Israel recuava à vista do homem, tremendo de medo.

25. Vedes, diziam eles, esse homem que avança? Ele vem insultar Israel. Aquele que o matar, o rei o cumulará de favores, dar-lhe-á sua filha e isentará de impostos em Israel a casa de seu pai.

26. Davi perguntou aos que estavam perto dele: Que será feito àquele que ferir esse filisteu e tirar o opróbrio que pesa sobre Israel? E quem é esse filisteu incircunciso para insultar desse modo o exército do Deus vivo?

27. E deram-lhe a mesma resposta: Dar-se-á isto e isto a quem o ferir. (...)

31. As palavras de Davi foram ouvidas e comunicadas a Saul, que o mandou vir à sua presença.

32. Davi disse-lhe: Ninguém desanime por causa desse filisteu! Teu servo irá combatê-lo.

Davi decapita Golias, Dscriptorium, Med-Ren Frag 73
Davi decapita Golias, Dscriptorium, Med-Ren Frag 73
33. Combatê-lo, tu?!, exclamou o rei. Não é possível. Não passas de um menino e ele é um homem de guerra desde a sua mocidade.

34. Davi respondeu a Saul: Quando o teu servo apascentava as ovelhas do seu pai e vinha um leão ou um urso roubar uma ovelha do rebanho,

35. eu o perseguia e o matava, tirando-lhe a ovelha da boca. E se ele se levantava contra mim, agarrava-o pela goela e estrangulava-o.

36. Assim como o teu servo matou o leão e o urso, assim fará ele a esse filisteu incircunciso, que insultou os exércitos do Deus vivo.

37. O Senhor, acrescentou, que me salvou das garras do leão e do urso, salvar-me-á também das mãos desse filisteu. Vai, disse Saul a Davi; e que o Senhor esteja contigo!

38. O rei revestiu Davi com sua armadura, pôs-lhe na cabeça um capacete de bronze e armou-o de uma couraça.

39. Davi cingiu a espada de Saul por cima de sua armadura e tentou andar com aquela equipagem inusitada. Mas disse a Saul: Não posso andar com isso, pois não estou habituado!

40. E, tirando a armadura, tomou seu cajado e escolheu no regato cinco pedras lisas, pondo-as no alforje de pastor que lhe servia de bolsa. Em seguida, com a sua funda na mão, avançou contra o filisteu.

41. De seu lado, o filisteu, precedido de seu escudeiro, aproximou-se de Davi,

42. mediu-o com os olhos, e, vendo que era jovem, louro e de delicado aspecto, desprezou-o.

43. Disse-lhe: Sou eu porventura um cão, para vires a mim com um cajado? E amaldiçoou-o em nome de seus deuses.

44. Vem, continuou ele, e eu darei a tua carne às aves do céu e aos animais da terra!

45. Davi respondeu: Tu vens contra mim com espada, lança e escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos exércitos, do Deus das fileiras de Israel, que tu insultaste.

46. Hoje o Senhor te entregará nas minhas mãos, e eu te matarei, cortar-te-ei a cabeça, e darei os cadáveres do exército dos filisteus às aves do céu e aos animais da terra. Toda a terra saberá que há um Deus em Israel;

Davi exibe a cabeça de Golias. Gustave Doré, séc.XIX
Davi exibe a cabeça de Golias. Gravura de Gustave Doré, século XIX
47. e toda essa multidão saberá que não é com a espada nem com a lança que o Senhor triunfa, pois a batalha é do Senhor, e ele vos entregou em nossas mãos!

48. Levantou-se o filisteu e marchou contra Davi. Davi também correu para a linha inimiga ao encontro do filisteu.

49. Meteu a mão no alforje, tomou uma pedra e arremessou-a com a funda, ferindo o filisteu na fronte. A pedra penetrou-lhe na fronte, e o gigante caiu com o rosto por terra.

50. Assim venceu Davi o filisteu, ferindo-o de morte com uma funda e uma pedra. E como não tinha espada na mão,

51. correu ao filisteu, subiu-lhe em cima, arrancou-lhe a espada da bainha e acabou de matá-lo, cortando-lhe a cabeça. Vendo morto o seu campeão, os filisteus fugiram.

52. Os homens de Israel e de Judá levantaram-se então, soltando gritos de guerra, e perseguiram os inimigos até a entrada de Get [= Gate] e até as portas de Acaron. Os cadáveres dos filisteus juncavam o caminho desde Saraim até Get e até Acaron. (...)

54. Davi tomou a cabeça do filisteu e mandou levá-la para Jerusalém. Conservou, porém, em sua própria tenda a armadura de Golias. (I Samuel, cap. 17)


Teste mostra como Davi pode ter derrotado Golias




29 comentários:

  1. QUE LEGAL! MUITO IMPORTANTE PARA NOS CRISTAOS. A BIBLIA FALA A VERDADE. E AGORA, TEMOS MAIS AINDA FATOS E COMPROVACOES DA VERACIDADE DA PALAVRA DE DEUS AS PESSOAS QUE NAO CONHECEM JESUS.
    OBRIGADO PELA NOTICIA, AMADO DE JESUS.
    KELSON K N

    ResponderExcluir
  2. Não tinha nenhuma duvida a respeito disso..
    só pessoas sem fé para acreditarem que estamos aqui por um pequeno acidente..um fato de evolução de celulas como dizia darwin...tudo foi concebido por Deus...e nada mais sagrado e real que a histórias da Biblia...graças a essas histórias..me inspiro para abrir meus olhos todos os dias pela manha...Salve Davi...Salve Jesus..SaLVE GLORIOSO DEUS PAI!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Darwin nunca despresou a existência de Deus. Ele disse em intrevistai,queqacreditar que tudo surgiu do nada era tolice .ele apenas provou como os organismos"pré existentes "evoluiram.porem ateus usamuessas pesquisas para incredibilizar o cristianismo

      Excluir
  3. É MUITO DIFÍCIL SUSTENTAR A INEXISTÊNCIA DE DEUS, HAJA VISTA QUE ESTAMOS CERCADOS DE PROVAS REAIS ACERCA DE SUA EXISTÊNCIA. DEUS SEJA LOUVADO SEMPRE!

    ResponderExcluir
  4. Este site é uma benção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como se os ciêntistas soube-se de alguma coisa

      Excluir
    2. Quando a ciência atesta a veracidade de fatos bíblicos, ela não sabe de nada, más
      quando acontece o oposto, alguns acreditam nela.

      Excluir
  5. a ciencia e os arqueologos,esconde as evidencias biblicas a milhares de decadas.obedecendo a midia,que e claro, pertence a satanas!

    ResponderExcluir
  6. Nussa que esquisito da vontade de descobrir o que tem por tras disso tudo mas nn tem nem por onde comecard

    ResponderExcluir
  7. Assim Diz o Senhor... Para quem é dada a sabedoria e a fé, nao é necessario provas cientificas para crer na existencia de um Deus que fez o ceu e a terra incluindo ao proprio homem que dia pois dia discobre as evidencias de tudo que a biblia relata e mesmo assim nao cre.

    ResponderExcluir
  8. Não tenho dúvida dos acontecimentos históricos dos nossos antepassados conforme é narrado na Sagrada Escritura.Existe um único Deus que criou a terra e tudo que nela existe .Em nome do Senhor Jesus eu digo Glória ao Pai Glória ao FILHO e Glória ao Espírito Santo de Deus que me conduz . Amém ...

    ResponderExcluir
  9. muitos deveriam observar que com a pedra David, derrubou a Golias, e com a espada do mesmo, o matou. Mas Glorias ao Senhor, que fortaleceu a Davi e o encorajou para batalha mostrando que há um Deus poderoso criador de todas as coisas, isso é só para quem crê. Amémmmmmmmmmmm

    ResponderExcluir
  10. Há controvérsias sobre as vestimentas de Golias. Segundo cientistas a roupa de bronze não era compatível com as dos filisteus à época. O que outros estudos dizem para refutar tal argumento científico? Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há estudos que dizem que Golias podia não ser filisteu, mas um mercenário a serviço dos filisteus, o que explicaria tanto as diferenças físicas quanto as possíveis diferenças de armamentos.

      Excluir
  11. É verdade sim, ele era descendente dos anaquins sua origem vem das regiões montanhosas de canaã, mas, ao contrario do que muitos pensam, Golias não morreu por conta da pedra cravado em sua testa a qual o fez tombar, sua morte ocorreu quando Davi cortou-lhe o seu pescoço, 1 Samuel 17:51 nos diz assim, Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram.
    1 Samuel 17:51

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 49)E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.
      50)Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, COM UMA FUNDA E COM UMA PEDRA, e feriu o filisteu, E O MATOU; SEM QUE DAVI TIVESSE UMA ESPADA NA MÃO.
      1 Samuel 17:49,50
      51 Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, E TOMOU A SUA ESPADA, E TIROU-A DA BAINHA, E O MATOU, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram.

      Golias já estava morto quando Davi tomou-lhe a espada e lhe cortou a
      cabeça. Há uma diferença nos verbos empregados no original hebraico. O
      verbo “matou” do versículo 51 tem o sentido de liquidar (ICP)

      Excluir
  12. Muito legal o texto!! Mas vejo como falta leitura interpretativa do povo, a Bíblia não diz que Davi matou o Gigante com a pedra, diz sim, quê: Davi, derrubou o Gigante e depois pegou sua Espada e cortou sua cabeça!! Foi a espada que matou Golias não a pedra!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero ver alguém com uma pedra cravada na cabeça e na sequência cair de cara no chão ficar vivo.
      Sendo que sabemos que não foi a mira e nem força de Davi, mas sim a de Deus!
      Importante ressaltar que na hora que o gigante o insulta, Davi lhe responde que arrancaria sua cabeça por "promessa" e não por "aflito", achando que a pedra do "destino" não faria efeito.

      Excluir
  13. Concluindo claramente, que : se realmente foi a "pedra" que matou o gigante, ligeiramente ele teria caído para trás, ou de costas, mas à Bíblia fala que ele caiu de face no chão, ou seja realmente o DEUS que ele cria levemente tocou na nuca
    do grande guerreiro empurrando-o para frente... Foi mais uma libertação do DEUS de Israel... Milagre !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembremo-nos que não foi a força de Davi e nem a sua mira, foi a mão de Deus.
      Quanto uma cravada de pedra na testa para frente ou para atrás receio me que nao ficaria vivo.

      Excluir
  14. Não acredito que forma como Golias morreu,se pela pedra ou espada,tenha tanta relevância;Pois o fato que é que para morrer basta um mosquitinho infectado.Mas,a coragem de um mancebo em enfrentar um homem com patas de urso e cabeça de leão,isso sim,é relevante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa bacana ponto de vista concordo.
      Sabemos que foi a fé e coragem dele, mas o controle de tudo é Deus!

      Excluir
  15. adorei mais estou curiosa com uma coisa vocês disseram quem que golias morreu com a pedra mais diz na biblia davi taca a pedra golias desmaia davi se aproxima pega a espada e corta a cabeça dele então eis a questão como e que ele morre com a pedra se davi corto sua cabeça

    ResponderExcluir
  16. O que deve ser relevado no texto é o que motivou Davi a cortar a cabeça de Golias.
    Golias estava morto quando caiu ao chão, isso pode ser comprovado lendo-se os textos originais, mas Davi levanta a cabeça do gigante para dar testemunho da grande vitória que o Senhor realizou! Para os inimigos isso os aterroriza e para os que são de Deus, isso os fortalece e encoraja, e para os que são de fora, isso os leva a tomar uma decisão ao lado de Deus!

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde,
    Show de informações!
    Muito grata,

    ResponderExcluir
  18. Pelo que eu estudei , o capacete de golias era totalmente fechado. Desde a parte superior do crânio, até o queixo. A única abertura que tinha , no capacete era um círculo que ficava na testa e de resto o capacete era totalmente fechado. Davi literalmente acertou a pedra justamente nesse buraco que tinha no capacete

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.