segunda-feira, 26 de abril de 2021

Corpos incorruptos: diferença entre milagrosos e naturais

Beata Ana Maria Taigi, urna na igreja de São Crisógono, Roma
Beata Ana Maria Taigi, urna na igreja de São Crisógono, Roma
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






Um dos fenômenos que mais chamam a atenção é a preservação até a incorruptibilidade do corpo de certos santos.

É fato que em condições excepcionais pode acontecer que um corpo não se desfaça inteiramente por razões meramente naturais.

Porém, o fenômeno dá-se com os santos em proporções muito acima do normal, sendo que na quase totalidade das vezes foram sepultados em condições comuns e que, portanto, deveriam se decompor como os outros.

No processo de canonização, a Igreja estabelece a abertura dos sarcófagos para conferir que o corpo ali enterrado pertence verdadeiramente ao Servo de Deus e constatar seu estado.

A conservação inusitada desse corpo é um sinal que, entre outros, contribui a definição da santidade do Servo de Deus.

Há, portanto, três tipos de preservação:
1 ‒ milagrosa (incorruptíveis strictu sensu),

2 ‒ deliberada por meios científicos (quando o corpo foi embalsamado, como foi o caso de B. Juan XXIII),

3 ‒ natural e acidental.

Vídeo: Corpo da Beata Ana Maria Taigi, igreja de São Crisógono, Roma
clique na foto


A incorruptibilidade propriamente dita é a preservação milagrosa que não se explica por nenhuma lei ou fator natural e é independente das circunstâncias (umidade, temperatura, tempo, cal ou outros elementos que poderiam acelerar a decomposição).

Só pode se ter certeza da incorruptibilidade quando o corpo admiravelmente conservado jamais foi embalsamado ou tratado com qualquer tipo de procedimento visando uma preservação.

Em alguns casos acresce que os corpos de santos também exsudam aromas ou perfumes, sobre tudo no momento da exumação.

A incorruptibilidade não é a mumificação (nem natural, nem por obra humana). Os corpos mumificados apresentam características facilmente reconhecíveis pela ciência.

Um dos casos mais impressionantes é o da vidente de Lourdes, Santa Bernadette Soubirous.

Seu corpo encontra-se exposto na capela do convento de Saint-Gildard, na cidade de Nevers, França, nas condições que podem ser vistas no vídeo abaixo, registrado em julho de 2010.

Junto ao túmulo de Santa Bernadette, um cartaz esclarece:

“O corpo de Santa Bernadette repousa nesta capela desde o dia 3 de agosto de 1925. Ele está intacto e “como petrificado” segundo foi reconhecido pelos médicos juramentados e pelas autoridades civis e religiosas por ocasião das exumações de 1909, 1919 e 1925.

Santa Bernadette Soubirous, a vidente de Lourdes. Nevers, convento de Saint-Gildard

“O rosto e as mãos enegreceram em contato com o ar e foram recobertos com ligeiras máscaras de cera, moldadas diretamente do corpo.

“A posição da cabeça inclinada à esquerda foi tomada pelo corpo dentro do caixão.”

Nas referidas exumações constatou-se:

Na primeira, em 22 de setembro de 1909: na presença do bispo, da Madre superiora, de dois médicos e quatro operários que fizeram juramento de declarar a verdade, o corpo apareceu totalmente preservado, sem odor, a pele tinha cor pálida, os músculos e os ossos estavam unidos pelos ligamentos naturais, dentes e unhas também no seu lugar.

Verificou-se que o hábito estava ensopado pela umidade do túmulo e o terço estava completamente enferrujado. As freiras lavaram o corpo, o vestiram e o puseram num ataúde forrado de seda.

Na segunda, em 3 de abril de 1919, o corpo estava no mesmo estado. Apenas que por causa da lavagem feita pelas freiras tinha-se criado mofo no corpo. Foi observado que as veias ainda estavam proeminentes como se estivessem cheias de sangue.

Na terceira, em 18 de abril de 1925, o corpo estava no mesmo estado, com a pele mais escura. Os músculos mostravam-se tonificados, a pele estava elástica e inteira salvo em algumas partes mínimas. O fígado estava elástico, quase normal, quando deveria estar reduzido a pó ou petrificado.


Vídeo: Corpo incorrupto de Santa Bernadette Souvirous, vidente de Lourdes
clique na foto




62 comentários:

  1. Quando afirmado "A incorruptibilidade propriamente dita é a preservação milagrosa que não se explica por nenhuma lei ou fator natural e é independente das circunstâncias (umidade, temperatura, tempo, cal ou outros elementos que poderiam acelerar a decomposição)" equivocadamente se deixou de atentar que existe sim, uma explicação científica, a da adipocere. Uma leitura sobre o assunto é obrigatória antes de tal afirmação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Carlos me parece que essa tal de adipocere é privilégio somente das pessoas virtuosas que se tornaram santas.
      Quero ver explicar isso.

      Excluir
    2. Na realidade existem vários casos de "corpos incorruptíveis" de pessoas que nem são cristãs.

      Excluir
    3. O Que um ateu ou protestante faz em blog católico? Pq vc não vai dar sua opinião cientifica a que esteja querendo?

      Excluir
    4. ahhh os racionalistas/materialistas... que dó. é tanta miopia que é pra ter misericordia

      Excluir
    5. Na adipocere ou saponificação o corpo fica rígido e perde todos os fluídos. O corpo incorrupto mantém a elasticidade do tecido. O sangue ainda flui líquido nas veias. Em nenhuma outra religião isso ocorre. Pesquisem mais sobre o assunto antes de emitir esses palpites idiotas.

      Excluir
  2. Olha a Igreja antes de dizer que ocorreu um milagre , espera a resposta da ciência . Com certeza a ciência deu um veredito para que a Igreja pronunciasse que era milagre , ou seja , não ocorreu o fenômeno da adipocere.

    ResponderExcluir
  3. protestante como sempre não acredita em nada,nem em santos, nem em stigmas,nem em aparições,nem no amor ,nem na misericórdia,nem em Maria ,nem nos anjos e arcanjos,etc,etc,etc,eles só acreditam nos demonios que seus pastores chalatão dizem que se manifesta em cada pobrezinho tapado que entra nas suas seitas protestantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeita análise.

      Excluir
    2. Sábias palavras. Não é à toa que são chamados de protestantes, além da arrogância de se auto intitularem evangélicos. E as demais religiões que seguem o evangelho, como devem ser chamadas?

      Excluir
    3. Interessante comparação. Longe de brigar por religião, porque não se deve dar pérolas aos porcos, mas faz todo sentido... é mais fácil acreditar em demônios que em Nossa Senhora ou no milagres dos Santos. Estranho, né? Alguém também viu demônios??? Leiam a Bíblia, mas façam um bom curso de Teologia e de Parapsicologia...assim as pessoas vão parar de proferir tá tantas asneiras.

      Excluir
    4. Você viu algum demônio? mas tenho certeza que acredita... eu vi alguns santos (São João Paulo II foi um deles) e eu acredito nos santos, exemplos que eu mesmo pude vivenciar... quer falar de Bíblia? então pede para o protestantismo colocar a Bíblia completa para os seus fiéis... Quer falar de Teologia? estuda o que é os santos primeiro, pq aqui não é brincadeira, e tem coisas que nem a ciência sabe dizer, apenas afirma que é algo santo sem explicação... Só não acredita em santos pq tem um coração muito duro e uma ignorância grande!

      Excluir
    5. O que eu mais quero é saber a verdade . Mais sou são Tomé, mais eu te pergunto, qual a finalidade disso. Não se deve acreditar cegamente . Afinal não se vai a cemitérios retirar corpos. Porque se faz isso com essas pessoas consideradas exemplos durante a vida. Pense nisso. Não sou religioso mais acredito em Jesus Cristo.

      Excluir
  4. emocionante e extraordinário!!

    ResponderExcluir
  5. Realmente maravilho! Obrigada por ter colocado esses corpos incorruptos,fiquei emocionada!!

    ResponderExcluir
  6. O SENHOR E MARAVILHOSO PERMITINDO A CONSERVAÇAO DOS CORPOS AUMENTANDO A NOSSA FE

    ResponderExcluir
  7. Porque houve mudança nos corpos, quando em contado com o ar. pricipalmente o de Bernadette, existe alguma explicação. se a incorruptibilidade for Divina, não deveria ter mudanças. São apenas expeculações que estou fazendo para enteder melhor este, fenômeno. Que é maravilhoso com certeza, mais me paira esta pergunta: eles mesmo em contato com ar não deveria ficar no estado encontrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O corpo de Santa Bernardette sofreu um processo de oxidação devido ter sido lavado por freiras na sua primeira exumação, e não simplesmente por ter tido contato com o ar.

      Excluir
    2. Gilberto, existe o fator oxidação, que é o mesmo que acontece quando se coloca uma maça na mesa por algumas horas. ela fica escura. mas a oxidação, se dá a qualquer matéria organica viva. Portanto a oxidação ao invés de ser uma prova contra, se torna uma prova a favor, uma vez que ela só ocorre em organismos vivos.

      Excluir
    3. Como explicar o agradável odor que esses Corpos emana?

      Excluir
    4. Essa pergunta certamente nunca poderá ser respondida, pois em outras circunstâncias de fenômenos físicos similares que podem fazer alguns duvidarem da origem sobrenatural ou não, certamente essa do agradável odor é a prova incontestável da veracidade desse fenômeno sobrenatural, brilhante observação.

      Excluir
    5. Cara são anos e mais anos, não tem como não ser milagre e ainda está lá pra quem quiser ver. Obrigado Jesus.

      Excluir
  8. Amados não duvido que seja verdade que esses corpos estejam em perfeito estado de conservação.digo a todos que Deus não divide sua gloria com ninguém só o senhor Jesus é digno de toda honra e gloria porque foi ele que morreu pola humanidade para nos livrar do pecado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glorifica e exalta o nome do Senhor o servo que vive uma vida santa, cumprindo verdadeiramente a vontade de Deus. E ele deixa também por esses corpos incorruptos uma prova maravilhosa de que de fato esses homens e mulheres foram santos. Por isso creio que acreditar na veracidade dos corpos incorruptos ou sua existência, de maneira alguma interferem na glória de Deus, muito pelo contrário demonstra sua glória e majestade. E ainda diante deste mundo incrédulo e contrário a vontade de Deus, os corpos incorruptos demonstram a humanidade a glória do Senhor Jesus, bem como sua presença no meio de nós, eu sei que nossa fé não se resume a isso, mas quem somos nós para questionar a vontade de Deus de nos deixar além de tudo, também provas físicas. A paz de Jesus e o amor de Maria!

      Excluir
    2. Cara, tudo depende de que lado estão os fatos! Se fosse o Pastor dela morto e o corpo fosse encontrado incorruptível, (o que é pouco provável um dia isso ocorrer) ela diria que seria a prova fiel do poder do deus dela e da certeza de sua missão! Mesmo que em vida ele tenha roubado, extorquido, financiado o tráfico de drogas ou seduzido algumas de suas fieis. Não adianta discutir com uma lunática destas, é como jogar nossas pérolas aos porcos! Faça como eu: Nem dê confiança!!!!

      Excluir
    3. Ninguém disse que não é a Deus e a Jesus Cristo que devemos dar glórias e louvor, mas sim que aos santos devemos o devido respeito e que devem entender que sim existe um caminho para Deus, e esse caminho é longo, os santos são um atalho que nos leva mais próximos a Ele, e mesmo assim esse caminho continua longo, mas teremos a intercessão deles.

      Excluir
    4. Será mesmo ? Então me explique Irisvana Vituriano porque existe o mandamento de honrar pai e mãe se supostamente toda honra deve ser dada somente a nosso Senhor Jesus Cristo ?

      Excluir
    5. Gostaria de corrigir, meu comentário era para a senhora Nicole.

      Excluir
    6. 29. Então e profeta levantou o cadáver do homem de Deus e, pondo-o em cima do jumento, levou-o consigo; assim veio o velho profeta à cidade para o chorar e o sepultar.
      30. E colocou o cadáver no seu próprio sepulcro; e prantearam-no, dizendo: Ah, irmão meu!
      31. Depois de o haver sepultado, disse a seus filhos. Quando eu morrer, sepultai-me no sepulcro em que o homem de Deus está sepultado; ponde os meus ossos junto aos ossos dele.
      (1 Reis, 13)

      Excluir
  9. Sou catequista e busco sempre fortalecer minha fé, ver os milagres Eucarísticos e esses corpos incorruptos me faz lembrar o qual é importante buscar sempre a minha santidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu,procuro sempre esta na presença do PAI ETENO,e ver estes documentos e esses corpos santos é pra mim,uma vitoria de que Deus esta presente,e os protestantes,tenho muita pena deles,eles não sabem,da verdade a metade,espero que no grande dia eles fiquem de pé diante da assembleia.

      Excluir
  10. E onde está o estudo cientifico a respeito? Que mentira.

    ResponderExcluir
  11. Protestante só acredita nele mesmo. Nem mesmo em Lutero, o qual é rejeitado a todo o momento, especialmente na devoção a Virgem Santíssima e na questão dos sacramentos.Também não seguem Calvino, especialmente quando este chama de ignorantes aqueles que atribuem irmãos carnais a Jesus. Também não seguem Calvino quando este atesta que a Igreja é indispensável para a salvação(Calvino só não explicou de que igreja estava falando). Protestante lê a Bíblia e tira sua própria conclusão. Como um protestante não concorda com outro e ambos se dizem inspirados pelo Espírito Santo, logo surge uma nova "igreja" sob a regência de um novo "Super papa" "infalível". Infalível para si mesmo. O protestante cumpre a máxima de Santo Agostinho: "Se você crê apenas no que deseja do evangelho e rejeita o que não gosta, não é no evangelho que você acredita, mas apenas em si mesmo."

    ResponderExcluir
  12. Queridos irmãos protestantes,algum dia , bem lá no íntimo do corações de voçes,não se perguntaram por quê só existem santos com corpos incorruptos na Santa Igreja Católica? Será que não seria hora de repensarem as críticas e condenações contra nós católicos.Que Deus tenha misericórdia de todos nós.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço suas minhas palavras, pois nossa religião é a de uma pessoa e não de um livro, os protestantes imaginam que a bíblia sagrada é um manual pronto e acabado, ou seja, pensam que a sabedoria de Deus é tão ínfima ao ponto de caber somente em um livro, como se fosse uma receita de bolo pronta, onde faltando um ingrediente já não vale mais. aff

      Excluir
  13. Amados, sou protestante e creio que estas pessoas sao realmente santas pois sua vida de virtudes e contato intimo com Deus foi tao intenso, que o Bom Pai nao permitiu a decomposicao de seu corpo fisico.

    ResponderExcluir
  14. Amado Jessé Bispo,eu louvo a DEUS por você estar em busca das verdades revelada por Jesus, que fundou a sua igreja, para que todos nos pecadores vivermos a santidade a esempro dos santos martires.
    Procure nos meios protestante algum corpo que estar preservado para gloria de DEUS,e eu ti direi ali também estar a verdade.
    DEUS ti abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, para que serve um corpo incorrupto? qual será sua finalidade? entretanto, uma simples pesquisa vai fazer vc compreender que esse fenômeno não se aplica apenas aos "santos" católicos, mas também a pessoas consideradas comuns... - se você é catolico e crê na biblia, leia o livro de Reis e veja o significado de milagre: quando o corpo de um soldado cai em cima da cova de Eliseu e logo em seguida ressuscitou.... pense nisso

      Excluir
  15. Sou evangélica, mais precisamente da Igreja Presbiteriana do Brasil e acredito piamente na incorruptibi-lidade dos corpos dos santos. Vejo isso como uma prova de amor por parte de Deus e também como um sinal de suas infinitas misericórdias para com seus filhos. Sabemos que esse fato ocorre com pouquíssimas pessoas mas Deus sabe por que as escolheu em meio a tantas outras.

    ResponderExcluir
  16. Ver os corpos incorruptos nos anima a viver em intimidade com Deus, a vencer nossas barreiras, a sermos "violentos" com nós mesmos, rejeitando nossa humanidade naquilo que tem de ruim, pois somos naturalmente inclinados ao mal. Não será fácil, mas é possível, uma vez que, lavados pelas águas puras do Santo Espírito de Deus, vamos caminhando para a santidade; um pouco a cada dia. Que o Sangue Redentor nos unja, lave e purifique a todos nós!
    Que maravilha ver que irmãos de outras igrejas percebem que a pureza, a castidade, a obediência e fidelidade a Deus, são instrumentos de preservação até mesmo física. Parabéns a todos que não têm o entendimento obscurecido pela rebeldia e crítica não construtiva!

    Pobre pecadora

    ResponderExcluir
  17. " Na segunda, em 31 de abril de 1919, o corpo estava no mesmo estado. Apenas que por causa da lavagem feita pelas freiras tinha-se criado mofo no corpo. Foi observado que as veias ainda estavam proeminentes como se estivessem cheias de sangue."

    31 de abril??? então o ano tem agora um dia a mais? Ou será que foi mesmo nesse dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos a correção. Houve lapso de digitação: foi em 3 de abril de 1919.

      Excluir
  18. Êta coisa boa é ser de Deus! Vamos tentar viver a santidade, gente! Jesus logo virá e nós queremos ir com Ele, não queremos?

    Pobre pecadora

    ResponderExcluir
  19. Mas todos os santos e santas foram privilegiados com esse dom?. Mártires do cristianismo que viveram nos primeiros séculos da era cristã, por exemplo, não deixaram vestígios??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não são todos os santos que ficaram com o corpo preservado . Por exemplo santo Antônio só sua língua ficou preservada ;é um grande milagre pois a língua e toda uma carne seria uma das primeiras a se decompor ....Mas porque uns ficam mais preservados do que os outros eu não posso te responder porque não sei . A unica coisa que eu fico admirada é que a maior parte destes corpos de santos são do seculo 17 ,18 e 19 ou seja são antigos demais . ou seja não tem como não ser milagre ,pois todo mundo sabe que um corpo em três dias já começa dar mal cheiro . seria muita burrice não acreditar que este fenômeno de fato e obra de Deus ,pois é muita coincidência que isso só ocorre com os santos . Além do mais a igreja católica estuda muito os fatos antes de comprovar que algo seja milagres . Pois uma pessoa para ser considerada santa leva anos para ser beatificada ,pois a igreja estuda milagre por milagre e depois que a ciência não tem uma resposta cientifica .

      Excluir
  20. Sou de Igreja evangélica neo-pentecostal e acredito sim na incorruptibilidade de corpos de Santos católicos, embora o Pastor e outros de minha Igreja não creiam....

    ResponderExcluir
  21. Não dá, num mundo deste, tão corrupto, acreditar assim, cegamente, só porque alguém diz. Provas? Onde? Com religiões tão corruptas, fica impossível mesmo. Não é que não acredito na existência de seus deuses e demônios simplesmente, mas porque no homem, ser humano, fica impossível, pois é o ser vivo mais mentiroso de que se tem ciência. Se mentem sobre a existência de deuses, imagina sobre a matéria acima. Políticos e religiosos, tô fora.
    Ps. Não devo nada a ninguém e sempre com minha mão estendida a ajudar o próximo ou distante. Vivo na simplicidade e não acumulo bens. Logo sou melhor que religiosos. Também serei incorruptível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, você diz com tanta propriedade sobre as memtiras do ser humano, que cheguei a pensar que você estivesse fora desta colocação ... O homem enquanto homem mente, corrompe, se enriquesse às custas de outrem... mas, o homem que teme a Deus, tem sua vida presa ao sustento da verdade e da fé... sugiro que leias Matheus 19 -21,22... Um forte abraço e fique com Deus.

      Excluir
  22. Para todos aqueles que querem ver milagres, observem "Nossa Senhora de Guadalupe". Este é verdadeiro milagre. Procure os mínimos detalhes. Estude-o.
    Vejam também a pesquisa do "Santo Sudário". Penso que aí vão se convencer que Deus prova a existência de se Filho e também de sua Mãe.
    Será que nem assim vão acreditar que Deus criou Nossa Senhora para ser a Mãe de seu Filho?
    Jonas.

    ResponderExcluir
  23. DANDO-NOS A SABER DOS SANTOS INCORRUPTÍVEIS, DEUS SE FAZ PRESENTE JUNTO DE NÓS DE MANEIRA MAIS FORTE PARA TOCAR O CORAÇÃO DE ALGUM FILHO SEU QUE AINDA NÃO ACREDITA NO SEU AMOR E NA SUA ESPOSA QUE É A IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.

    ResponderExcluir
  24. Sou agnóstico, mas fiquei bastante impressionado com a história de Bernadette...

    ResponderExcluir
  25. Sou totalmente ignorante em termos de religião, mas fiquei bastante impressionado com a história de Bernadette.

    ResponderExcluir
  26. Esses protestante só sabem criticar, tem o coração duro, não vê que Deus é amor, que Deus ama a familia e por ser familia quis nascer no seio de Maria; Não sabem discutir, apenas atacar, não vê que todos os governantes tem a sua primeira dama e que todo rei tem sua rainha.

    ResponderExcluir
  27. Sou muito cético, racional e católico não praticante, porém o assunto me chamou muita atenção recentemente. Tive a oportunidade de presenciar um caso destes em nossa familia que prefere manter o anonimato. O falecido em questão permanece completamente incorrupto por 20 anos e parentes no mesmo jazigo sepultados se decomporam naturalmente. Simplesmente inexplicavel e arrepiante.

    ResponderExcluir
  28. Confirma-se uma única religião: santa católica e apostólica romana!

    ResponderExcluir
  29. Existe alguma passagem bíblica que explique ou faça a profecia deste fenômeno? Procurei e não encontrei. Se alguém tiver conhecimento por favor, compartilhe!

    ResponderExcluir
  30. Mesmo que se comprove cientificamente os corpos incorruptíveis e às hóstias que sangram, que certamente são milagres incontestáveis, se quisermos sempre vamos poder aplicar a duvida cartesiana, duvidando inclusive e querendo provas que uma mãe ama um filho, em fim, talvez mesmo que Cristo desça na terra novamente conforme prometido, ainda sim terá pessoas que vão duvidar e questionar requerendo provas do fato auto probante. Sou Católico e tenho muito orgulho.

    ResponderExcluir
  31. O anonimato é uma covardia e uma vergonha.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.